kardecista - Definition. Was ist kardecista
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist kardecista - definition

FILOSOFIA ESPIRITUALISTA CODIFICADA NO SÉCULO XIX PELO EDUCADOR FRANCÊS ALLAN KARDEC
Kardecismo; Espíritas; Espiritismo Kardecista; Espiritismo Segundo Kardec; Controvérsias sobre o Espiritismo; Erraticidade; Movimento espírita; Kardecista; Espírita; Movimento espirita; Críticas ao espiritismo; Espiritismo Mesa Branca; Doutrina dos espíritos; Doutrina dos Espíritos; Espíritas-cristãos; Espiritismo Cristão; Centros Espíritas; Movimento Espírita; Espiritismo kardecista; Doutrina Espírita; Críticas ao Espiritismo; Espiritista; Doutrina espírita
  • São Vicente]], [[Cabo Verde]]
  • Dr. [[Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti]].
  • Busto de [[Allan Kardec]], o codificador e sistematizador da Doutrina Espírita, em seu túmulo no [[Cemitério Père Lachaise]] em [[Paris]].
  • ''[[Cristianismo e Espiritismo]]'', livro de 1898 do filósofo [[Léon Denis]], que liga a moral cristã e as leis morais do espiritismo.
  • Quadro retratando a Evolução espiritual, segundo a ótica da Doutrina Espírita
  • Sede da [[Federação Espírita Brasileira]], em [[Brasília]].
  • francês]] no túmulo de Kardec.
  • Sessões mediúnicas de [[Daniel Dunglas Home]] no século XIX.
  • Ramo de [[videira]], uma das poucas imagens reconhecidas pelo espiritismo.
  • Livro oficial [[católico]] de oposição ao espiritualismo (1921).
  • Publicação de ''[[O Livro dos Espíritos]]'' de 1860 em [[Paris]].
  • Publicação do livro ''[[O Que é o Espiritismo?]]'' de 1868 em Paris.
  • 250x250px

kardecista         
adj m+f (Kardec, np+ista) Pertencente ou relativo ao kardecismo
s m+f Adepto do kardecismo, seguidor dessa doutrina.
espiritismo         
sm (espírito+ismo)
1 Doutrina (e prática) segundo a qual os espíritos dos mortos podem entrar em contato com os vivos, principalmente pela ação dos médiuns, e manifestar-se por toques, movimentos de objetos e certas formações materiais (ectoplasmas).
2 Culto religioso fundado nessa doutrina e prática
Baixo espiritismo: práticas do espiritismo com fins de feitiçaria.
espírita         
s m+f (fr spirite) Pessoa partidária ou cultora do espiritismo
adj m+f Que é próprio do espiritismo; relativo ao espiritismo
Sessão espírita: reunião de crentes em que se invocam os espíritos dos mortos
Var: espirita, espiritista.

Wikipedia

Espiritismo

Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina espiritualista e reencarnacionista estabelecida na França em meados do século XIX pelo autor e educador Allan Kardec (pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail). Como tal, pretende explicar, a partir de uma perspectiva cristã, o ciclo pelo qual um espírito supostamente retorna à existência material após a morte do antigo corpo em que habitava, além da evolução pela qual ele passa durante este processo. O conceito também interage com concepções filosóficas e científicas sobre a relação entre o físico e a moral. O kardecismo surgiu como um novo movimento religioso ramificado do campo espiritualista, as noções e práticas associadas à comunicação espiritual disseminadas em toda a América do Norte e Europa desde os anos 1850.

Kardec criou o termo espiritismo em 1857 e o definiu como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos". Mesmo não sendo reconhecido como ciência, Kardec dizia que o espiritismo alia aspectos científicos, filosóficos e religiosos, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível, mas também do universo a esse transcendente. Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se ela não possui músculos ou formular respostas se ela não tem um cérebro. E foi o próprio agente causador do fenômeno que teria respondido: "Não é a mesa que pensa! Somos nós, as almas dos homens que viveram na Terra". Rivail foi então estudar este e outros fenômenos, tal como a chamada "incorporação" e a mediunidade.

A doutrina é baseada em cinco "obras básicas", chamadas de Codificação Espírita, publicada por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Somam-se ainda as chamadas obras "complementares", como O Que é o Espiritismo?, Revista Espírita e Obras Póstumas. Seus seguidores consideram o espiritismo uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina.

De acordo com o Conselho Espírita Internacional, o espiritismo está representando em 36 países ao redor do mundo, sendo mais difundido no Brasil, onde conta com cerca de 3,8 milhões de adeptos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais de 30 milhões de simpatizantes, de acordo com a Federação Espírita Brasileira (FEB). Os espíritas também são conhecidos por influenciar e promover um movimento de assistência social filantrópica. O kardecismo teve uma forte influência em várias outras correntes religiosas, como a santeria, a umbanda e os movimentos new age.